quinta-feira, 24 de maio de 2012

EEB JÚLIO VICENTE DE PELEGRINI- 50 ANOS

Durante os meses de abril e maio alunos e professores realizaram diversas atividades referentes a história da EEB JÚLIO VICENTE DE PELEGRIN como pesquisa, entrevistas, exposição de fotos, listagem dos pioneiros, professores e diretores que fizeram e fazem parte da história da escola.
Os alunos da 8 série criaram o slogam "50 Anos de História na Educação Guaraciabense".
No dia 18-05-12, reuniram-se no salão da comunidade de Linha Guataparema, alunos, professores, pais, enfim toda comunidade escolar para homenagem as mães e comemoração do jubileu escolar.
Após a homenagem ocorreu confraternização com risoto no tacho.



50 anos de história na educação Guaraciabense

14 de maio de 1962,para muitas uma data qualquer, mas para a Comunidade de Linha Guataparema, um marco histórico, pois neste dia  iniciava os funcionamentos da  Escola Isolada Castelo Branco, uma construção simples para os dias de hoje, mas adequada e necessária para a época, pois os primeiros colonizadores sentiram necessidade que seus filhos pudessem ter onde estudar.

Por muito tempo funcionou somente as turmas de 1º ao 4º ano, sendo o  Sr.   Francisco Dal Cin           primeiro professor, com o passar do tempo o número de alunos foi  aumentando então ampliaram-se as séries  do ginásio. A partir de 06 de maio de 1980, iniciou-se gradativamente as turma de 5ª a 8ª série , transformando-se em Escola Básica.

Muitas foram às pessoas da comunidade e também políticas da sociedade que se empenharam na busca desta conquista para esta comunidade. O nome da Escola de Educação Básica deveria ter um motivo forte, alguém que havia prestado relevantes serviços à comunidade e para tanto foi escolhido no nome de “Júlio Vicente de Pelegrin”, homem muito religioso e prestativo, que desde sua vinda do Rio Grande do Sul até sua morte, dedicou –se aos serviços comunitários. Assim  que aqui chegou foi eleito presidente da igreja católica, cargo que exerceu até sua partida para a eternidade em 1975.

50 anos  de história, memórias, tantos foram os encontros e desencontros ao longo de toda esta caminhada. Quantas crianças que, obedecendo ao ciclo natural da vida , ficaram jovens, outros um pouco mais que jovens, parecendo que não queriam sair da escola. O tempo presente possui o passado que se reinventa dia após dia, revelando a dinâmica da vida. Falamos do prédio velho, do prédio novo, dos professores velhos e dos professores novos é a simultaneidade de tempos que se negam a parar de viver. Nos 50 anos de existência esta escola obteve avanços significativos, buscando melhorias adequadas para cada época. 

          Durante todos estes  anos  estudantes, docentes, servidores, pais e toda comunidade sonharam com dias melhores, buscando recursos para melhoria deste espaço que iniciou desde a alfabetização  até a formação básica de tantos profissionais que hoje desempenham várias funções em nossa sociedade, cada um buscando o melhor para si. Alguns concluíram seus estudos nesta escola e não sentiram necessidade ou talvez, não tiveram oportunidade para ir além, mas mesmo assim continuaram apoiando a instituição de ensino.

  Meio século de conquistas na educação da EEB Júlio Vicente de Pelegrin, muitas pessoas fizeram parte desta história dando sua contribuição para que ela fosse  tão bonita e cheia de realizações e pudesse chegar  até aqui. Este espaço é sem dúvida um lugar de ensino respeitável, com capacidade de preparar seus alunos para a vida.

Todas as pessoas que passam por este educandário deixaram um pouco de si e levaram um pouco deste lugar , e com orgulho dizem “Eu faço parte desta história”. Hoje comemoramos jubileu , graças a desbravadores que não mediram esforços para que a educação fosse prioridade.

Atualmente   a escola funciona em dois turnos atendendo atualmente 85 alunos do estado e mais 50 alunos do município. Além da comunidade de Guataparema, são atendidos alunos das 5 comunidades vizinhas.  A maior parte dos alunos é atendida pelo transporte escolar gratuito.

A clientela desta escola é oriunda de famílias que se dedicam a agricultura, onde se destacam: agricultores de pequenas propriedades, alguns são filhos de arrendatários.

A todos que participaram  da história desta instituição de ensino,  parabéns. Obrigada aos profissionais que com sua singularidade deixaram marcas e lembranças positivas, aos pais, alunos e pessoas da comunidade que participaram desta história tão significante para nossa comunidade.









Um comentário:

Editora Alvorada disse...

Olá, estamos aqui para divulgar o Projeto “TOSCO em Ação – Previnindo a violência nas Escolas”.
Nunca ouviu falar? Quer entender o projeto? Então acesse a página da Editora Alvorada www.editoraalvorada.com.br/livrotosco e saiba tudo sobre o “Tosco”. Onde começou, onde é aplicado e as ações que as escolas de todo o Brasil vem realizando.
Na Fan Page do projeto já são quase 6 MIL pessoas falando sobre o mesmo assunto. Participe dessa rede e venha debater sobre a violência, bullying, adolescência, drogas e muito mais. A Editora Alvorada está aqui para ajudar a sua escola no que for necessário. http://www.facebook.com.br/livrotosco

Muito mais em:
http://www.youtube.com.br/livrotosco e http://www.toscoemacao.blogspot.com.br

Contato: tosco@editoraalvorada.com.br